Simplesmente servo do Senhor Jesus Cristo!

Minha foto
GUARULHOS, SP, Brazil
"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito"(Jo 3.8).

domingo, 20 de junho de 2010

CRISTÃOS, MAS SÓ NO NOME!!!


Há alguns dias, uma garota de programa apresentou-se como evangélica num desses programas de auditório que fabricam escândalos para aumentar a audiência. Nem ela, nem a apresentadora, nem os espectadores do programa foram capazes de perceber a total incompatibilidade entre o estilo de vida da moça e o cristianismo como é apresentado nas Escrituras. O pior é que casos como o dessa garota de programa "Cristã" são cada vez mais frequentes na igreja evangélica moderna.
Entre aqueles que se dizem cristãos é possivel encontrar politicos corruptos, comerciantes desonestos, maridos infiéis, jovens promíscuos e traficantes de drogas. Eles são os "novos crentes" adeptos a uma espécie de cristianismo light, que introduz atividades religiosas na agenda das pessoas, sem alterar o modo como elas vivem. Eles querem ser contados entre os cristãos, mas não renunciam a nada, por causa de Cristo. Um exemplo clássico desse cristianismo sem compromisso é o jovem rico, que se aproximou de Jesus com uma pergunta religiosa. Ele disse; " Bom mestre, que farei eu para herdar a vida eterna?". Jesus apresentou-lhes os mandamentos, afim de mostrar-lhes que o homem nada pode fazer para salvar-se. Ele não entendeu. Então, Jesus fez-lhe a maior exigência apresentada a um personagem do novo testamento; " Vende tudo o que tens e dê o dinheiro aos pobres". Como era de esperar, o jovem afastou-se triste. Entre sua riqueza e Jesus, ele obviamente escolhera a primeira. Ele era crente, ate certo ponto. Seu cristianismo, sua fé e seu compromisso com cristo tinha limites. Depois de assistir a conversa, Pedro perguntou; "E o que será de nós, que deixarmos tudo para seguir-te?". Ele falava em nome dos discípulos, que abandonaram suas profissões, casas e cidades, abrindo mão de uma vida previsivel e relativamente segura, pra viver de modo semi-nômade, pregando o evangelho, socorrendo os aflitos, colocando a cabeça a prêmio e renunciando aos bens e serviços mais elementares da época.
A cena toda é emblemática. De um lado, o jovem rico, incapaz de comprometer-se seriamente com cristo. Do outro lado, os discípulos, que levaram sua lealdade a Cristo até as suas ultimas consequências, exibindo um compromisso radical com Ele.
Vinte séculos se passaram, e pouca coisa mudou. No meio da multidão de cristão professos, há aqueles que deixaram tudo por causa de Cristo e aqueles que não deixaram nada. Há aqueles que encaram Cristo como o maior de todos os bens, em favor do qual vale a pena renunciar a todo o resto. E há aqueles que pensam poder somar Jesus ao seu estilo de vida, como se Ele fosse apenas mais uma "coisa" que gostam de possuir para exibir nos finais de semana.
E você de que lado está? do lado de quem pode dizer" Deixamos tudo para seguir-te"?, ou seu lugar é entre aqueles que, mesmo constrangidos, têm de admitir que não abririam mão de nada por causa de Cristo? Aqueles que são Cristãos, mas só no nome.

3 comentários:

  1. Luciano,

    De fato, há uma "onda" de evangelicalismo por aí, muito diferente do cristianismo verdadeiro, real. Você citou um exemplo emblemático disso: a garota de programa "evangélica".

    Outro exemplo deixado por Cristo no Novo Testamento é a passagem de Nicodemus. Quando Cristo lhe disse que era necessário "nascer de novo", a sua mente caída não pôde apreender a profundidade do termo, imaginando que fosse impossível voltar ao "ventre de sua mãe", logo, não podendo ele nascer de novo. Porém, sem novo nascimento não há cristianismo; sem mudança, transformação de vida, nada se faz efetivamente "novo".

    Grande abraço e que Deus o abençoe!

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luciano

    No meio virtual dito evangélico tenho uma preferência maior por ler textos assim como os que li agora em teu blog, como neste em particular onde há uma chamada especial para nosso cotidiano, nossas ações, nossas escolhas, nosso jeito de ser.

    E, me chama à atenção, esse lance da agenda onde Jesus está incluído como mais um para abrilhantar o currículo, como uma referência para engrandecer a pessoa.

    É exatamente isso que se vê nas pessoas que vão à igreja com regularidade. Pessoas com habilidades bem sinistras no currículo da existência.

    E ainda há simplistas que concordam com racionalizações do tipo: "Jesus veio para os doentes", ou então, "pelo menos ela está indo à igreja", entre outros.

    E tudo continua como dantes no quartel de Abrantes...

    Abraços,

    R.

    ResponderExcluir
  3. Olá amado so Senhor..sabias suas palavras..verdadeiramente irmao,muitos se dizem..eu amo JESUS..mais pagar preço para servi-lo,sao poucos. E nos nossos dias de hoje e tao dificil nao e mesmo querido,para nos jovens entao..eu 29 anos,solteira..ainda rrsss..sei o quanto tenho que renunciar e me esforçar para servir ao meu papai do ceu,mas creio que tudo valera a pena,pois servir o Senhor foi a melhor decisao de toda minha vida. Que Jesus continue fazendo de vc esse grande homem na fé,e derrame graça sobre vc e toda sua preciosa familia. Com carinho..bjim em seu coraçao..e um prazer compartilhar de Deus com voce.

    ResponderExcluir