Simplesmente servo do Senhor Jesus Cristo!

Minha foto
GUARULHOS, SP, Brazil
"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito"(Jo 3.8).

segunda-feira, 28 de junho de 2010

CUIDADOS COM O CORAÇÃO!


Acima de tudo guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas: fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda: afaste os seus pés da maldade(Pv. 4. 23-27)

De tudo quanto temos de guardar, a Bíblia nos adverte que a nossa preocupação maior deve ser com o nosso coração. Quando leio esse texto de provérbios, compreendo que se o coração deve ser guardado é porque ele pode ser roubado, contaminado, corrompido, estragado, em fim, precisa ser protegido para não sofrer as consequências danosas de um possível descuido.
Mas, por outro lado, o que é o coração? Naturalmente a Bíblia quando fala do coração, não está falando desse órgão que está dentro do nosso peito que, graças a Deus, pulsa o tempo todo.
Coração, nas Escrituras, é o próprio ser. Como diz James Houston: o coração constitui o centro daquelas qualidades que nos tornam humanos, ao invés de animais que se valem dos instintos. Se nos esquecermos do coração e demos preeminência as sensações do corpo, nos tornaremos animais.(a fome da alma-abba press)
Partindo dessas considerações dos sábios Salomão e Houston, entendo que o termo, "guardar o coração", pode ser traduzido em "cuidado para não se transformar num animal, que vive exclusivamente pelos instintos". Afinal, nossa vida depende disto: guardar o coração! Como então não se tornar animal num mundo cujas estruturas sociais, culturais, econômicas, educacionais etc, colaboram para que os homens, ainda que usem a razão, vivam pelos instintos? O autor de Provérbios nos adverte a afastar a boca das palavras perversas e tirar a maldade dos lábios(v.24).Certamente se tem uma coisa que preserva a vida é fugir da maledicência. Tem gente que já se perdeu no seu caminho de pecado. Continua no templo de domingo a domingo, mas sua vida está tão comprometida com a mentira e com a fofoca, de modo que já não sabe mas o que é a comunhão nem com os irmãos e nem com Deus.
Ainda, à luz do texto Bíblico, deve-se manter o foco, para não escorregar e se desviar do caminho(v.25). Nesse mundo de tantas cores, luzes, cheiros e sabores, o diabo e seus secretários-arquitetos, constantemente pintam palcos e cenários para que os filhos de Deus que andam distraídos sejam os protagonistas das suas peças. Muitos daqueles que um dia já estiveram do nosso lado, mudaram de lado na trincheira porque foram enganados pelo dinheiro, pelo trabalho, pela promiscuidade e libertinagem, pela ganância, fama, poder e outros atrativos. Se quisermos manter vivo o nosso coração será necessário não perder o foco da nossa caminhada; não se desviar nem para esquerda, nem para a direita e afastar os pés do caminho da maldade (v.26). Nem todo mundo nasceu para ser rico, nem para ser lider, nem para se tornar uma pessoa de destaque. Mas, todos os cristãos são convocados a se manter no caminho da Fé, entendendo que neste mundo teremos aflições e alívios, derrotas e vitórias, lágrimas e risos. E tudo isso há de cooperar para o nosso bem, se amamos o Senhor(Rm 8.28), e o nosso pensamento deve estar, sobretudo, nas coisas do alto(Cl 3.1-3). Cuidemos do nosso coração!!!.

2 comentários:

  1. OLÁ IRMAO QUERIDO..MUITO OBRIGADA POR SUAS PALAVRAS DE CARINHO E MOTIVAÇO. E UM PRAZER TROCAR EXPERIENCIAS DE JESUS E DE NOSSA CAMINHADA COM VOCE. JA ESTOU SEGUINDO SEU BLOG QUE COM TODA CERTEZA E BENÇAO E ACRESCENTA EM NOSSAS VIDAS. QUE PAPAI DO CEU ABENÇOE VOCE E SUA PRECIOSA FAMILIA. COM CARINHO BJIM EM SEU CORAÇAO!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabiana! paz! muito obrigado, voçe é muito gentil, voce transmite uma alegria imensa sabia?
    Jesus te ama muito, esta é a formula! abraços!
    que Deus te abençõe ricamente.

    ResponderExcluir