Simplesmente servo do Senhor Jesus Cristo!

Minha foto
GUARULHOS, SP, Brazil
"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito"(Jo 3.8).

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A incomparável Pessoa de Cristo !!!


Do ponto de vista bíblico-teológico, a salvação se dá por meio da fé em Jesus Cristo e é a obra que Deus realiza graciosamente no homem, libertando-o do poder e das consequências do pecado.

Essa afirmação parte do pressusposto que o ser humano tem necessidade de salvação. Pode-se perguntar, então, o porquê necessitamos de salvação. Ora segundo os ensinos das Sagradas Escrituras, o ser humano possui uma culpa que foi herdada de Adão, o pai da humanidade. Esta culpa é conhecida como "pecado imputado" ou "culpa imputada", é a culpa que todo ser humano carrega por ter participação no pecado de Adão (Rm 5:12-21). Outro problema sério do ser humano, desde Adão, é o fato de possuir uma "natureza pecaminosa", também chamada de "Natureza corrompida", "Poluição original" ou "Corrupção herdada".

Trata-se da condição em que estão todas as faculdades do homem, tornando-o incapaz de agradar a Deus. É a total falta de bem espiritual e incapacidade do homem em fazer o bem de maneira agradável a Deus. Os efeitos do pecado se estendem a todos os aspectos do ser humano, de modo que não se pode confiar em nenhuma de suas faculdades, seja razão, a vontade ou emoção, por exemplo. Não quer dizer que os homens cometam todo o mal de que são capazes, nem de é impossivel alguém praticar boas ações, mas significa que todos os aspectos da natureza humana (intectual,volitivo,moral, físico...) foram e estão contaminados pelo pecado, o que torna o homem imcapaz de se relacionar com Deus e inclinado a fazer tudo o que é reprovado aos seus olhos.

Além destes problemas, o homem também comete atos pecaminosos, ou seja, pratica pecados pessoas, que são atos e atitudes individuais que contrariam o caráter Santo de Deus, seja por omissão(não fazer o que Deus diz) ou por comissão (fazer o que Deus proíbe).
Como se vê, diante desse quadro geral em que se encontra o ser humano, ha razões de sobra para concluir que necessitamos de salvação. È por isso que Cristo se fez homem e, segundo as Escrituras, é somente por meio de seu sacrificio que a salvação pode ser alcançada. Não ha outro meio de libertação do pecado e de suas consequências, a não ser o sacrificio de Cristo. Este produz efeitos imensuráveis em favor do ser humano, dentre os quais pode-se destacar alguns, que são fundamentais para a compreensão da salvação. O primeiro, profundamente marcante, é conhecido como vicário. Entende-se que Cristo morreu no lugar dos pecadores, ou seja, ele substituiu o pecador, tirando o castigo do pecado e permitindo a imputação da sua justiça sobre tal pecador (Rm 5:6-8; Co 5:15, 21; 1Pe 3:18; 2Pe 2:21-24). A obra de Cristo também produz redenção. Cristo é o nosso redentor, ou seja, pagou o preço ou resgate para libertar o homem (Rm 3:24 ; 1Co 6:19-20; 1Pe 1:18-19; Ap 5:9). Não se pode esquecer, também, que jesus Cristo satisfez a justa ira de Deus contra os pecados humanos atravéz da sua morte (Rm 3:25-26; Hb 2:17; 1Jo 2:2). Este efeito pode ser chamado de propiciatório, pois Deus, por ter um caráter Santo, não pode deixar impune o mal, nem fingir que o mal não existe, ou que não tem importância. Sendo assim, em Cristo a justa ira de Deus foi sastifeita e o ser humano pode desfrutar dos beneficios advindos da propiciação.

Outro efeito marcante da obra de Cristo é que sua morte proporcionou a restauração da paz entre Deus e o homem, que havia sido perdida com a queda no jardim do Èdem(Rm 5:1, 10-11; 2Co 5:18-21; Ef 1:10; 2:16; Cl 1:20-22). Ele é, pois, o agente reconciliador entre Deus e o homem. Além disso, ele é o nosso justificador, pois Deus perdoa os pecados de homens e mulheres, aceitando-os como justos com base na obediência e morte redentora de Cristo como nosso representante((Rm 5:1; 3:19-26; 1Co 6:11). Isto é surpreendente! mesmo sendo injustos, Deus nos declara justos por causa da justiça de Cristo! A pessoa de Cristo é, realmente, incomparável!.

2 comentários:

  1. "tema do bom bom pregador - o cavário, pelo sangue...pelo sangue..."
    Jesus Cristo, salvação, pecado, temas difíceis de expor,mas um cristão não deve fugir ao seu dever de falar,escrever,pregar-a palavra, porque a fé vem pelo ouvir e o ouvir da palavra de Deus.
    Vamos juntos nessa luta de levar o evangelho ao mundo e não receita de bolo, nem dica de beleza.
    A Paz do Senhor Jesus
    Abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cris,,,Paz!!

    Obrigado pelo apóio ao texto,
    é gratificante encontrar pessoas disposta a propaguar o evangelho!! fica na paz!! abraço.

    ResponderExcluir