Simplesmente servo do Senhor Jesus Cristo!

Minha foto
GUARULHOS, SP, Brazil
"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito"(Jo 3.8).

sábado, 21 de maio de 2011

PEDOFILIA


O termo pedofília é a junção de duas palavras gregas (Pais = criança e philia = amor, amizade, afeição) que numa tradução livre pode significar atração por criança. Apesar de não ser um termo encontrados nas Escrituras, certamente se trata de um dos pecados mais abomináveis que o homem possa cometer. O texto mas claro sobre proibições sexuais do AT é o encontrado no livro de Levítico, cap 18, e dentro deste texto há uma referência a crianças: Não entregue seus filhos para serem sacraficados a moloque (v21). Nas Escrituras as práticas de adoração pagãs, geralmente, implícavam também em relações sexuais ilícitas; nem por isso pode se afirmar que moloque exigia que suas oferendas (crianças) fossem abusadas sexualmente e depois queimadas. Mas, é no mínimo interesante que o autor bíblico, inspirado pelo Espírito Santo tenha colocado esse verso dentro do contexto de práticas sexuais ilícitas. E em harmonia com essa idéia é que o Apóstolo Paulo compara práticas sexuais ilícitas a idolatria(cl 3.5).

Então quando nas Escrituras as pessoas deixavam de ser criança e estavam prontas para o casamento? os moços geralmente demoravam um pouco mais, primeiro herdavam a profissão do pai e depois constitíam família. As meninas, assim que menstruavam, estavam prontas para o casamento. Diante da nossa sociedade isto seria uma transgreção á lei. Mas, na Palestina do primeiro século, não era. A maioridade passou a ser 18 ou 21 anos. dependendo do caso, a partir das novas concepções da psicologia moderna. Mas, pode-se contrair matrimônio a partir da idade em que isto acontecia na bíblia? Não, porque a bíblia é um livro que se contextualiza dentro das sociedades, desde que seus príncipios fundamentais não sejam infrigidos. Portanto, orienta aos crentes que estes estão sujeitos a Lei Civil de seus países(Rm 13.1-7; ITm 2.1-2; IPe 2.13-14). De modo que, dentro de nosso pais o casamento pode acontecer desde que os envolvidos sejam maiores de 18 anos, ou, dependendo do caso, a partir dos 16 anos, se autorizado legalmente pelos pais.

A pedofília é pecado por diversas razões: se trata de uma união forçada entre um homem ou uma mulher mas velha com uma criança que não tem o discernimento de um adulto; implica muitas vezes em violência e maus tratos; geralmente é praticada por pessoas do mesmo sexo( homens mas velhos com meninos são os casos mais comuns de pedofília); pelo fato ser relação sexual ilícita é comparada a idolatria; e, sobretudo, é pecado por estar em desarmonia total com a vontade de Deus para o ser humano. Também é verdade que pessoas abusadas na infância podem desenvolver distúrbios sexuais importantes, podendo vir a ser pedófilos potenciais.

A maioria dos casos de pedofília acontece dentro de casa, onde as crianças são abusadas por seu parentes mas próximos(pais e mães, avôs e avós, tios e tias, primos e primas e etc.) A resposta bíblica a quem abusa é arrependimento, confissão abondono do pecado e prestação de contas e, se for o caso, tratamento psiquiátrico. Ao abusado cabe o abraço da Igreja e a compaixão. Para ambos muita oração. A pedofília é uma atitude pecaminosa e bizarra. A única relação sexual lícita é a união entre um homem e uma mulher, devendo ambos serem livres, adultos e responsavéis, que no tempo certo deixam pai e mãe e tornan-se uma só carne, devendo fidelidade conjugal um ao outro.

2 comentários:

  1. Muito bom o post!
    Meu Irmão o problema é sério! A cada 15 segundos uma criança é abusada, cresce a cada dia e a net tem contribuído para esse crescimento.

    Vi em uma pesquisa que mais de 60% dos casos denunciados são da net! Há um grande perigo nos site de relacionamentos.
    E também 80% dos casos fora da net são no meio familiar!

    Parabéns pelo bom trabalho que você faz aqui.

    Já Estou te seguindo.

    Espero sua honrosa visita no meu humilde espaço virtual, e se for de sua vontade ser também parceiro.

    http://planosdivinos.blogspot.com

    Lá questionamos os nossos planos que nem sempre são os planos de DEUS.

    Fica na paz! DEUS te abençoe Ricamente.

    ResponderExcluir
  2. Olá irmão Carlos! paz!

    Obrigado pela visita e pelo comentario, fico feliz quando encontro pessoas amaveis para juntos aprendermos mais da palavra de Deus.
    com certeza amado vou seguir sim seu blog, abração e até breve! Paz!!!

    ResponderExcluir