domingo, 29 de agosto de 2010

O QUE SIGNIFICA SER UMA IGREJA ACOLHEDORA?


À luz da Bíblia Sagrada, poderíamos arriscar a seguinte definição;
Uma igreja acolhedora é uma comunidade onde ninguém permanece sozinho, em sua caminhada com Cristo.

Os evangelhos e as epístolas do novo testamento são unânimes em declarar que não existe cristianismo saudável fora da comunhão com a comunidade de crentes, que o apóstolo Paulo chama reiteradas vezes de "corpo de Cristo".
Comunhão é muito mais que chá com bolachas, no final dos cultos. É mais que meros abraços e apertos de mãos distribuídos aleatoriamente, sob a orientação dos ministros de louvor.

A verdadeira comunhão é um compartilhar de vida cristã, que inclui as emoções, as experiências espirituais, o tempo e o bolso. É um multiplicar, que começa com um doloroso processo de dividir e repartir tanto as coisas boas, como as ruins. É se submeter a uma reforma gramatical radical e definitiva, que substitui os pronomes "meu" e "minha", por "nosso e nossa".
É na comunhão da igreja que as virtudes cristãs são paulatinamente desenvolvidas e rigorosamente testadas. O amor, a humildade, a fidelidade, a mansidão, a paciência e a bondade não podem existir fora do âmbito dos relacionamentos humanos, e só podem ser experimentados plenamente no contexto da vida comunitária que há (ou deveria haver) no corpo de Cristo.

É claro que sempre haverá pontos de tensão, divergências e desacordos em qualquer comunidade cristã. No entanto, aquilo que une os crentes, em Cristo Jesus, sempre será maior que aquilo que os separa. Estamos eternamente ligados em um só corpo e um só Espírito. Unidos por um só Deus, Pai e Senhor, Conectados por uma só fé. Mergulhados num só batismo. E abrigados sob uma única, bendita e gloriosa esperança: o Céu.

Por essa razão, o alvo numero um do bom líder cristão é colocar todo o corpo de Cristo para trabalhar, ao invés de simplesmente fazer todo o trabalho sozinho. Uma igreja sadia é aquela em que cada cristão realiza suas funções no serviço religioso e no processo de edificação da comunidade de crentes. Isso só é possível quando todos os membros da igreja enxergam a si mesmos como " membros uns dos outros" responsáveis pela saúde e pelo bem-estar espiritual dos demais. contudo não importa se você é de igreja "A" ou de igreja "B", vamos fazer nossa parte, não quero aqui que essas palavras sejam apenas um slogan, uma peça publicitária ou mais um daqueles ideais inalcançáveis e deprimentes.Vamos fazer da igreja uma comunidade onde o acolhimento, o cuidado mútuo e o amor fraternal sejam a regra, e não a exceção. Isso, obviamente não se consegue do dia pra noite, mas com certeza chagaremos bem perto do modelo bíblico de Igreja que Cristo deixou.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz filho do Eterno! Obrigado pelo comentário no blog da igreja ao gosto do freguês, já sou seguidor em seu blog, que por sinal é de grande relevância, fica em paz.

    ResponderExcluir
  3. È vital para o crente a proteção que goza aquele que está inserido no Corpo de Cristo.

    Está lição precisa ser feita por todos, principalmente pelos pastores que estão mais preocupados com os prédios do que com as ovelhas.

    Obrigado pela visita já estou seguindo seu blog, assim, aprendendo mais um pouco com meu irmão que passo a conhecer e que pelo menos, virtualmente, desfrutaremos da maravilhosa comunhão que Jesus nos proporciona.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo carinho amado, que bom quando encontramos pessoas dispostas a trabalhar o Evangelho de coração! a paz meu irmão.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Graça e Paz! Passando para conhecer seu espaço e gostei muito do que vi por aqui.Quanto ao seu artigo, infelizmente a característica dos primeiros cristãos se perdeu. Eles eram comprometidos com o crescimento espiritual um do outro. A alegria deles de compartilhar tudo e o cuidado amoroso era tão contagioso, que muitos outros se tornaram crentes. Mas acredito que a igreja de verdade de Jesus e o seu evangelho simples para muitos ainda é desejado. Se quiser nos visitar será uma alegria.
    blogdamulhercrist.blogspot.com
    http://twitter.com/AnaClMoreno

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciano, parabéns pelo blog, já estou seguindo e retribuindo sua visita em meu blog Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Caro irmão Luciano, o Reino de Deus vive um sistema totalitário de governo, onde há um Rei que governa e todos os súditos vivem à sua volta para servi-lo, unidos em um só corpo, está é a ordem, quem for contra é contra o proprio Rei.
    Estou aqui para retribuir sua visita, Gostei muito do seu blog, e já estou seguindo, convido você, se tiver gostado do meu blog será um prazer tê-lo comigo.
    NEle:
    Amarildo.

    ResponderExcluir
  8. Paz,,, Luciano gostei muito de seu blog já sou seguidor, fato é que a igreja tem que ser unânime no fato de estar unida, e isto é fruto do verdadeiro e unico amor de deus ,amor ue salva,cura,liberta,e leva para o céu.. Deus abençoe e obrigado pela visita A Face de Um Milagre deixe seu comentário http://almirdionisio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Amado Irmão parabens pelo seu blog estaremos a disposição para torcamos informações e postagens.
    Ev Jailson Trajano

    ResponderExcluir
  10. Paz irmão Luciano... Venho agradecer dizendo que muito me honra a vossa visita ao meu blog. Deus vos abençoe. Já te sigo e peço que me ajudem e divulgar meu blog.

    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    Profº Netto, F. A.

    ResponderExcluir
  11. Não sei o Estado que o irmão mora eu estou em São Paulo-capital, mas em minha vida toda procurei uma igreja acolhedora. Nasci na Assembléia de Deus -Belém, e lá fui criada sobre os rigores dos usos e costumes e de muitas humilhações. Eu achava normal, pois não conhecia o outro lado da selva. Peregrinei anos quando tive que mudar de bairro com meus pais, e não achava igreja parecida com aquela. Queria voltar e não podia.Então fiquei sem igreja. Em 2007, conheci os Batistas,uma grande diferença!!Igreja quietinha...Mas aprendi gostar daquele povo, aprendi coisas que nunca havia ouvido em minha vida e hoje sei o que é ser realmente cristão, e me esforço pra chegar lá.Amo essa igreja, e se eu tivesse que apontar algo errado lá não saberia o que dizer, pois em 3 anos, não detectei ainda. Desejo a todos irmãos que essa comunhão que encontrei, que significa achar pessoas envolvidas com o Reino de Deus de verdade, vocês encontrem também!Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  12. Olá irmão.Graça e Paz!. É por causas de postagen como essas e comentários e até onde chega a palavra do Senhor que não devemos parar.Mesmo que o diabo nos afronte. Não pare!
    Quem tem que parar são eles, mas só vão parar no juízo final.
    Obrigada por estar sempre me apoiando,não é fácil manter um blog com assunto Jesus.
    Sobre email, o irmão pode me add no scsza@hotmail.com.
    Abraços!!

    ResponderExcluir